Como Começar a Investir Para a Aposentadoria em Ações de Dividendos? Guia do Iniciante
Se você está pensando em investir para a aposentadoria, a escolha do investimento certo é crucial, pois o foco é no longo prazo.
E a melhor estratégia de investimentos para aposentadoria, é uma carteira diversificada de ações.
No artigo de hoje, vamos entender porque essa é uma maneira confiável e de baixo risco de construir riqueza ao longo do tempo e garantir uma renda estável para o futuro.
E como escolher boas ações para sua aposentadoria.
Índice do Artigo:
Vamos lá?
Por que uma carteira de ações de dividendos é a melhor estratégia de investimentos para aposentadoria?
Primeiramente, as ações de dividendos são ações de empresas estáveis e estabelecidas, que pagam aos acionistas uma parcela dos lucros como dividendos regulares.
Isso significa que você está investindo em empresas que têm um histórico comprovado de sucesso, e oferecem um fluxo constante de renda.
Ou seja, elas pagam aos seus acionistas uma parte do seu lucro regularmente!
E no longo prazo, o que importa é a solidez e segurança: você não vai querer arriscar sua aposentadoria sendo sócio de uma empresa que só dá prejuízo.
Outra vantagem das ações de dividendos, é que elas são menos voláteis do que outras ações de empresas com foco em crescimento, como startups por exemplo.
As ações de dividendos, por outro lado, tendem a ser menos arriscadas e, geralmente, oferecem um desempenho mais consistente.
Você pode investir hoje mesmo do seu celular em ações que pagam dividendos, e começar a receber pagamentos regulares de uma forma muito simples.
Para o longo prazo, você não faz trade: você só adquire boas empresas, e recebe (e reinveste) seus dividendos.
Uma outra característica muito atrativa dessa estratégia de investimentos, é que os dividendos são isentos de imposto de renda.
Isso significa que você pode desfrutar do fluxo de renda, sem se preocupar com a tributação.
É claro, se um dia você precisar vender suas ações, você ainda precisará pagar impostos sobre os ganhos de capital (caso o valor de venda de ações em um mês não supere R$20.000,00, os lucros recebem a isenção de Imposto de Renda, confira mais detalhes aqui).
Mas isso, somente se um dia você porventura precisar vender.
Você nunca vai investir para a aposentadoria esperando vender suas ações mais pra frente.
Como um investidor para a aposentadoria, seu foco deve ser no longo prazo e nunca comprar uma ação, esperando vendê-la mais caro logo à frente..
O objetivo no investimento para a aposentadoria, é acumular o máximo de ações possível.
E somente vender se aquele negócio deixar de ser um bom negócio, ou seja: se ela parar de pagar dividendos.
Por que investir em ações de dividendos?
Investir em ações de dividendos é uma opção excelente e altamente vantajosa para quem busca investir para a aposentadoria.
Isso porque esse tipo de investimento oferece diversas vantagens em relação a outras estratégias, permitindo ao investidor alcançar uma renda passiva consistente e segura ao longo do tempo.
Essas são algumas das vantagens dessa estratégia:
Vantagem #1: Estabilidade
A primeira grande vantagem é a estabilidade dos dividendos.
Ao investir em ações que pagam dividendos, o investidor garante uma fonte de renda regular, independentemente da situação do mercado.
Mesmo em tempos de recessão econômica ou queda nas bolsas de valores, as empresas ainda distribuem dividendos aos acionistas, o que garante uma segurança financeira ao investidor.
Enquanto a empresa estiver dando lucro, os dividendos virão para o seu bolso.
Desta maneira, só entra no nosso radar para aquisição ações de empresas com bom histórico de gestão, e que gerem lucro consistentemente.
Além disso, o reinvestimento dos dividendos pode gerar um grande efeito bola de neve (não sabe o que é isso? Veja este artigo), acelerando o crescimento do patrimônio do investidor ao longo do tempo.
Ao reinvestir os dividendos recebidos em mais ações, o investidor aumenta sua exposição ao mercado e, consequentemente, amplia seu potencial de ganhos futuros.
Vantagem #2: Diversificação
Lembra daquele ditado: nunca deixe todos os seus ovos numa única cesta?
Investir em múltiplas ações que pagam dividendos, permite ao investidor escolher empresas de diferentes setores e mercados, reduzindo os riscos e aumentando as chances de sucesso a longo prazo.
Por exemplo: você pode escolher para sua estratégia de longo prazo, se expor aos setores de Bancos, Seguros e Mineração.
Então nesse caso, sua busca será por empresas sólidas e lucrativas de forma consistente, e que tenham histórico de pagamento de dividendos nessas áreas.
Como você pode perceber, a estratégia de investimento em ações de dividendos é relativamente simples e fácil de seguir, mesmo para investidores iniciantes.
Não é necessário ter conhecimentos profundos em finanças ou análise técnica para selecionar empresas com histórico de distribuição de dividendos consistentes e crescentes.
Basta seguir os lucros: na maioria dos casos, onde tem lucro consistente, tem dividendo consistente.
Vantagem #3: Segurança e Previsibilidade
Investir em ações que pagam dividendos é uma excelente estratégia para ter uma renda previsível no longo prazo.
Imagine ter uma fonte de receita estável mesmo quando você estiver aposentado?
Isso é possível graças aos dividendos, que tem isenção total de imposto de renda no Brasil.
Você deve reinvestir seus dividendos enquanto ainda não se aposentar, para aumentar ainda mais sua carteira de investimentos na sua fase de trabalho ativa, criando um ciclo positivo para o futuro.
Isso significa que você pode continuar a reinvestir na empresa e aumentar seu patrimônio líquido o quanto quiser, enquanto ainda recebe uma renda constante com dividendos, isenta de impostos.
Outra vantagem é que a maioria das empresas que pagam dividendos são aquelas que possuem um histórico sólido e consistente de desempenho.
Você estará investindo em empresas que têm um histórico de sucesso comprovado e, portanto, são menos arriscadas do que aquelas que não pagam dividendos.
Ao investir em ações de dividendos, você pode se sentir mais seguro e confiante em relação aos seus investimentos, sabendo que está investindo em empresas confiáveis e bem estabelecidas.
Vantagem #4: Proteção Contra Inflação
Investir em ações com foco em dividendos também pode protegê-lo contra a inflação real, que é diferente (e maior) do que aquela divulgada pelo governo.
Os dividendos tendem a crescer ao longo do tempo, acompanhando os lucros das empresas, o que significa que o poder de compra do seu dinheiro também aumenta.
Quando você investe em renda fixa você pode até ter bons rendimentos, porém as taxas de referência (CDI, por exemplo), são arbitrárias e definidas pelo Governo.
E acredite: é muito fácil para um Governo manipular esses indicadores, e te fazer perder dinheiro no longo prazo.
Além disso, muitas empresas que pagam dividendos estão em setores mais estáveis e resilientes da economia, o que pode ajudar a manter seu dinheiro seguro em caso de turbulência no mercado.
Vantagem #5: Crescimento em Longo Prazo
Embora o foco principal das ações de dividendos seja o pagamento de dividendos, muitas dessas empresas também oferecem oportunidades de crescimento de longo prazo.
Empresas que têm uma história sólida de pagamento de dividendos tendem a ter um histórico comprovado de sucesso e estabilidade no mercado.
Além disso, muitas empresas que pagam dividendos também reinvestem parte de seus lucros de volta nos negócios, o que pode ajudá-las a crescer ainda mais, e valorizar seu patrimônio.
Por que pessoas compram ações de empresas ruins, se existem boas empresas disponíveis no mercado?
Realmente não faz sentido, com empresa boas e pagadoras de dividendos disponíveis no mercado, por que as pessoas insistem em comprar empresas ruins?
A resposta está ligada ao desejo de muitos investidores de ficarem ricos rapidamente.
Isso porque, quando você deseja ficar rico rápido, você acaba caindo no “canto da sereia”, ou seja: fazendo maus investimentos.
Então é fácil concluir: se os maiores investidores do mundo conseguem em média 2% ao mês, será muito difícil, como pequeno investidor, superar essa rentabilidade no longo prazo.
Desta maneira, se você deseja investir para a aposentadoria, com foco em médio/longo prazo, algo em torno de 10 anos, sua estratégia deve ser a mesma que a de um maratonista em uma competição!
Quem deseja investir para a aposentadoria não deve procurar vencer uma competição de 100 metros rasos todo mês, buscar fazer trades e rentabilidade na compra e venda de ações.
Mas sim, investir consistentemente, aportar suas economias com regularidade mensalmente, preservar sua energia e seu foco para trabalhar e ganhar mais, para investir mais.
Ou seja: correr uma maratona de muitos e muitos quilômetros, com calma e administrando seus recursos.
Em suma, o investimento com foco em dividendos, chamado nos Estados Unidos de Value Investing, é o mais indicado para o longo prazo.
Pois boas empresas continuarão fazendo negócios e obtendo lucros, seja como for o futuro, com crise ou sem crise!
Então como começar a investir em ações de dividendos?
O sucesso do investimento em ações depende em grande parte da escolha das empresas corretas pra investir.
A boa notícia, é que esses critérios existem, e estão muito bem documentados nos conceitos de investimento em valor, ou Value Investing, ou seja: é só pegar e aplicar.
Alguns dos melhores critérios deValue Investing são esses:
- A empresa deve apresentar lucros consistentes nos últimos anos
- A empresa deve distribuir dividendos com regularidade
- Não ter como dono o Governo Federal (por exemplo: Petrobras)
- Não ter notícias negativas associadas
- A empresa deve ter uma boa gestão
- Relação Preço/Lucro (P/L) menor que 20
- Relação Preço/Valor Patrimonial até 2
- Dividend Yeld (DY) de pelo menos 10% ao ano
- Endividamento menor que 100%
Esses são os critérios básicos que você deve observar ao investir em ações de dividendos para aposentadoria.
Se você estiver interessado em aprofundar a análise e tiver tempo extra, seria bom verificar essas outras coisas também:
- Capacidade e Crescimento das Vendas: A receita da empresa está crescendo? Ela está liderando seu nicho? Ou está em decadência?
- Gestão: Quem são os gestores? São pessoas renomadas ou envolvidas em escândalos de corrupção?
- Como é a percepção dos consumidores sobre essa empresa? Ela tem uma boa imagem, é amada ou vista com desconfiança pelos seus clientes?
Prestar atenção a todos esses critérios com certeza vão te ajudar a escolher excelentes empresas pra investir.
E quando vender uma ação da carteira?
Vender não é a intenção de um investidor para a aposentadoria, mas eventualmente pode ser necessário.
Seja porque a empresa que você investia ficou ruim, parou de distribuir dividendos, ou qualquer outra razão.
Alguns investidores em dividendos vendem suas ações assim que ocorre um corte de dividendos, ou não ocorra crescimento nos dividendos.
Eu particularmente não recomendo vender, a não ser que ela deixe de ser uma boa empresa.
Com isso você gira menos patrimônio, e paga menos imposto.
Conclusão
Por fim, é importante ressaltar que ter uma carteira de ações diversificada, com pelo menos 10 ativos, sempre vai garantir um baixo risco nos investimentos.
Isso porque a diversificação permite que o investidor reduza o risco de perda, ao investir em várias empresas de setores diferentes.
É claro que seu patrimônio vai variar com o passar do tempo, afinal Bolsa de Valores é renda variável, e se não variasse, seria renda fixa.
Porém, ao diversificar, caso uma empresa apresente problemas, o impacto na carteira será reduzido.
Para alcançar a independência financeira e a aposentadoria antecipada, o investimento em ações de dividendos e fundos imobiliários certamente é a melhor alternativa.
Isso porque esses investimentos têm um histórico de bom desempenho no longo prazo, além de oferecerem um fluxo de renda passiva por meio dos dividendos.
Então, é exatamente assim que começamos a investir em ações de dividendos para a aposentadoria: primeiramente, tendo bons critérios de escolha, para poder separar o joio do trigo, e comprar somente boas empresas.
E você? Já é um investidor em ações de dividendos, tem outros critérios em sua lista? Quais são eles?
Compartilhe seus insights ou dúvidas conosco!
1 comentário
Pingback: Como Investir para Aposentadoria Utilizando o Conceito FIRE! (Dicas Para Iniciantes Em 2023) - Aposentado Rico